A Magia Humana do Sexo e dos Livros

O tamanho e a idade do cosmos ultrapassam a comum compreensão humana. Perdida algures entre a imensidão e a eternidade fica a nossa minúscula casa planetária. (...) todavia, a nossa espécie humana é jovem, curiosa (...) [descobrimos] que o conhecimento é um prazer, que o saber é uma condição indispensável à sobrevivência.
(...) constituídos por cem mil milhões de células – cada um de nós é uma multidão. O sexo parece ter sido inventado há cerca de 2 mil milhões de anos. Antes disso, as novidades em matéria de organismos só podiam surgir através de mutações (...) Com a invenção do sexo, dois organismos quaisquer podiam trocar parágrafos, páginas, livros inteiros do seu código de ADN. (...) Os organismos foram encorajados a acharem o sexo interessante (...)
As nossas realizações apoiam-se naquilo que fizeram 40 000 gerações de antepassados, dos quais só uma ínfima parte escaparam ao esquecimento. (...) [Por isso] Os livros quebram as cadeias do tempo, provam que os seres humanos são capazes de exercer magia.

Carl Sagan – Cosmos

Sem comentários:

Enviar um comentário